Semed SSBV

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Jefferson Patrick Ferreira da Silva

Brasileiro, Solteiro, 41 anos.
Passagem Caiçara/Alameda Pontes – s/nº.
Aeroporto – São Sebastião da Boa Vista – Pará.
Telefone: (091) 99153-3435

E-mail: [email protected] / [email protected] 

FORMAÇÃO 

  • Pós-Graduado em Sociologia. Faculdades Integradas de Cruzeiro/FIC, conclusão em 2015.
  • Pós-Graduado em Psicopedagogia. Faculdade do Noroeste de Minas Gerais/FINOM, conclusão em 2010.
  • Graduado em Pedagogia. Universidade Federal do Pará/UFPA, conclusão 2004.
  • Curso de Magistério. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “João XXIII”, conclusão em 1999.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 

      • 2000-2002 – Escola Municipal de Ensino Fundamental “Pedro Nogueira”.
        Cargo: Professor
        Principais atividades: Lecionar as Disciplinas Língua Portuguesa, História e Geografia.

     

      • 2002-2004 – Escola Municipal de Ensino Fundamental “Pedro Nogueira”.
        Cargo: Diretor
        Principais atividades: Incentivar iniciativas inovadoras; Elaborar planos diários e de longo prazo visando à melhoria da escola; Gerenciar os recursos financeiros e humanos; Assegurar a participação da comunidade na escola; Identificar as necessidades da instituição e busca soluções.

     

    • 2005-2007 – Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cipriano Santos”.                                                                                  Cargo: Coordenador Pedagógico.
      Principais atividades:
      participar, com a comunidade escolar, na construção do projeto pedagógico; Promover a integração escola-família-comunidade, envolvendo-as nas ações educativas da unidade de ensino; Fornecer subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; Informar, continuamente, aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como a execução da proposta pedagógica da escola; Elaborar, implementar e avaliar, juntamente com os demais núcleos, o plano anual do núcleo pedagógico a partir do diagnóstico das necessidades da unidade de ensino; Fomentar discussões, debates, palestras e seminários junto à comunidade escolar; Acompanhar e orientar o processo de ensino-aprendizagem na escola; Apresentar estudos, relatórios, informações técnicas e pareceres específicos à direção; Identificar as barreiras que possam dificultar ou impedir a aprendizagem; Participar da elaboração e implementação de cursos de capacitação para professores.

 

  • 2008-2010 – Escola Estadual de Ensino Fundamental “Magalhães Barata”

Cargo: Técnico em Educação

Principais atividades: participar, com a comunidade escolar, na construção do projeto pedagógico; Promover a integração escola-família-comunidade, envolvendo-as nas ações educativas da unidade de ensino; Fornecer subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; Orientar, acompanhar e avaliar, em conjunto com os demais técnicos, as atividades desenvolvidas pelo núcleo docente e coordenador de laboratório; Informar, continuamente, aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como a execução da proposta pedagógica da escola; Elaborar, implementar e avaliar, juntamente com os demais núcleos, o plano anual do núcleo pedagógico a partir do diagnóstico das necessidades da unidade de ensino; Interagir, interdisciplinarmente, com os demais profissionais da unidade de ensino, visando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; Fomentar discussões, debates, palestras e seminários junto à comunidade escolar; Acompanhar e orientar o processo de ensino-aprendizagem na escola; Organizar e participar de Fóruns de discussão pedagógica como: conselho de classe e outras reuniões para conhecimento e intervenções, quando for o caso; Apresentar estudos, relatórios, informações técnicas e pareceres específicos à direção; Identificar as barreiras que possam dificultar ou impedir a aprendizagem; Participar da elaboração e implementação de cursos de capacitação para professores.

 

    • 2010 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “João XXIII”

 

  • 2010 – Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Nossa Senhora de Lourdes”.

Cargo: Técnico em Educação

Principais atividades: Participar, com a comunidade escolar, na construção do projeto pedagógico; Promover a integração escola-família-comunidade, envolvendo-as nas ações educativas da unidade de ensino; Fornecer subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; Orientar, acompanhar e avaliar, em conjunto com os demais técnicos, as atividades desenvolvidas pelo núcleo docente e coordenador de laboratório; Informar, continuamente, aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como a execução da proposta pedagógica da escola; Elaborar, implementar e avaliar, juntamente com os demais núcleos, o plano anual do núcleo pedagógico a partir do diagnóstico das necessidades da unidade de ensino; Interagir, interdisciplinarmente, com os demais profissionais da unidade de ensino, visando a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; Fomentar discussões, debates, palestras e seminários junto à comunidade escolar; Acompanhar e orientar o processo de ensino-aprendizagem na escola; Organizar e participar de Fóruns de discussão pedagógica como: conselho de classe e outras reuniões para conhecimento e intervenções, quando for o caso; Apresentar estudos, relatórios, informações técnicas e pareceres específicos à direção; Identificar as barreiras que possam dificultar ou impedir a aprendizagem; Participar da elaboração e implementação de cursos de capacitação para professores.

  • 2011–2016 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “João XXIII”

Cargo: Diretor da Escola

Principais atividades: Organizar e encaminhar aos setores competentes da Secretaria Executiva de Educação, projetos de implantação, autorização e reconhecimento de cursos; responder, legalmente, perante os órgãos públicos competentes, pelo funcionamento da unidade de ensino; implementar atividades de capacitação de recursos humanos; assinar correspondência e todos os documentos escolares; presidir reuniões administrativas e/ou pedagógicas na unidade de ensino, bem como incentivar as categorias para a composição do conselho escolar; prestar contas ao conselho escolar das atividades de cunho financeiro, desenvolvidas na unidade de ensino; controlar a frequência e pontualidade dos servidores, enviando ao setor competente da Secretaria Executiva de Educação os documentos pertinentes; encaminhar mensalmente ao Juizado da Infância e da Adolescência e ao conselho tutelar, a relação nominal dos alunos menores de quatorze anos regularmente matriculados que se ausentarem da unidade de ensino por mais de três dias no mês, a fim de evitar a evasão e a reprovação, conforme a legislação em vigor; abonar até três faltas mensais do servidor, quando justificadas de acordo com o Regime Jurídico Único; convocar reuniões periódicas para discutir questões fundamentais à unidade de ensino; dar ciência à Secretaria Executiva de Educação dos

reparos, reformas e ampliações, que porventura forem necessárias na unidade de ensino; atestar os serviços feitos por empresas ou por profissionais contratados, comunicando à Secretaria Executiva de Educação quando não corresponderem ou forem de qualidade inferior ao pré-estabelecido oficialmente; zelar pela qualidade da merenda escolar e criar mecanismos de acompanhamento e controle do estoque, evitando desvios dos gêneros; responsabilizar-se pelo recebimento da merenda escolar, comunicando ao setor competente, qualquer irregularidade detectada; comunicar à Secretaria Executiva de Educação a necessidade de materiais e equipamentos, indispensáveis ao funcionamento da unidade de ensino; enviar relatório anual de aproveitamento final ao setor competente da Secretaria Executiva de Educação até noventa dias após o término do ano letivo; resolver problemas internos da escola, ouvindo o conselho escolar, quando necessário, antes de recorrer ao órgão central.

  • A partir de 2017 – Creche Municipal “Professor Odinamar Oliveira Gomes”.

Cargo: Coordenador Pedagógico.
Principais atividades:
participar, com a comunidade escolar, na construção do projeto pedagógico; Promover a integração escola-família-comunidade, envolvendo-as nas ações educativas da unidade de ensino; Fornecer subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem; Informar, continuamente, aos pais ou responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como a execução da proposta pedagógica da escola; Elaborar, implementar e avaliar, juntamente com os demais núcleos, o plano anual do núcleo pedagógico a partir do diagnóstico das necessidades da unidade de ensino; Fomentar discussões, debates, palestras e seminários junto à comunidade escolar; Acompanhar e orientar o processo de ensino-aprendizagem na escola; Apresentar estudos, relatórios, informações técnicas e pareceres específicos à direção; Identificar as barreiras que possam dificultar ou impedir a aprendizagem; Participar da elaboração e implementação de cursos de capacitação para professores.

  • 2018 – 2021 – Universidade do Estado do Pará/UEPA

Cargo: Professor Tutor

Principais atividades:

 

  • 2021 – Secretaria Municipal de Educação/SEMED/SSBV

Cargo: Secretário de Educação

Principais atividades:

 

 

QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS 

  • Prestou Concurso Público concorrendo a vaga de Professor Pedagogo no Município de São Sebastião da Boa Vista no ano de 2003. Fui aprovado, tomando posse no ano de 2004.
  • Prestou Concurso Público concorrendo a vaga de Técnico em Educação para a 20ª URE (Região das Ilhas) SEDUC. Fui aprovado sendo o terceiro na colocação geral no ano de 2008, tomando posse em novembro do mesmo ano.
  • Curso de Introdução a Educação Digital com carga horária de 40 horas/Núcleo de Tecnologia Educacional Professor Washington Luís Barbosa Lopes/NTE/SEDUC/2011.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

  • Operador de Áudio e Radialista da Rádio Boa Vista AM de 1994 a 2002.

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